Tributo a Charlie Parker

Vinicius Ribeiro Quarteto homenageia um dos mais virtuosos e revolucionários saxofonistas que já existiu

6/22/20222 min read

O "Tributo ao Charlie Parker" é um show que reúne os temas clássicos compostos ou interpretados por Charlie Parker. Uma noite, virtuosa e sentimental ao mesmo tempo. Um momento oportuno para quem gostaria de conhecer a vida e obra do revolucionário "Bird".


QUEM FOI CHARLIE PARKER?

Charlie Parker foi um lendário saxofonista de jazz que, com Dizzy Gillespie, inventou o estilo musical chamado bebop.

Parker cresceu em Kansas City, Missouri, durante os grandes anos do jazz de Kansas City e começou a tocar saxofone alto quando tinha 13 anos. Suas referências no início foram o saxofone tenor Lester Young e o avançado saxofonista alto da era do swing Buster Smith, em cuja banda Parker tocou em 1937.

De 1935 a 1939, Charlie Parker tocou na cena noturna do Missouri com bandas locais de jazz e blues. Em 1945, ele liderou seu próprio grupo enquanto tocava com Dizzy Gillespie ao lado e juntos inventaram o bebop. Em 1949, Parker fez sua estreia na Europa, fazendo sua última apresentação vários anos depois. Ele morreu uma semana depois, em 12 de março de 1955, na cidade de Nova York.


LEGADO

O impacto do música e da técnica de Parker foi um divisor de águas do cenário da música improvisada. Seus conceitos de harmonia e melodia foram igualmente influentes. Ele tocava frases que implicavam harmonias adicionais ou passagens criadas que eram ligadas a mudanças de acordes, precisamente.

No entanto, apesar de toda energia frenética do Bird, ele improvisava linhas melódicas fluidas. Tanto em andamentos lentos quanto rápidos, suas improvisações eram intensas que comunicavam emoções complexas, muitas vezes sutis. As harmonias e inflexões do blues, que tocava com paixão e imaginação, reverberavam em suas improvisações. Ao todo, a arte lírica de Parker era uma música virtuosa resultante de uma coordenação de nervos, músculos e intelecto que levou a agilidade e a criatividade humanas aos seus limites.


TRIBUTO A CHARLIE PARKER

O show em homenagem ao Parker lembra os temas e interpretações que marcaram a história. Dentre eles:

  • Donna Lee

  • Parker Mood's

  • Au Privave

  • My Little Suede Shoes

  • Now's the Time

DATAS

O show de estreia do projeto aconteceu no dia 15 de outubro de 2022, realizado no espaço Savieira (Endereço: R. dos Tamoios, 1587 - Jurunas)

Integrantes:

  • Vinicius Ribeiro (Band Leader)

  • William Jardim (Guitarra)

  • Felipe Sequeira (Contrabaixo)

  • Yacauã Bastos (Bateria)